Acredita-se que o Transtorno de personalidade borderline atinge cerca de 1% a 6% da população mundial.
É mais comum em mulheres do que em homens.
O sinal mais evidente do transtorno de personalidade borderline (TPB) é um longo histórico de instabilidade nas relações pessoais.
Isto é em parte causado por emoções instáveis e impulsivas.
Pessoas com transtorno de personalidade borderline podem idolatrar alguém e, logo em seguida, odiá-la
Como resultado, elas geralmente têm relações muito intensas com os outros.
Transtorno de personalidade borderline
Aqui estão outros sete sinais de transtorno de personalidade borderline:
1. Medo intenso de abandono ou de ficar sozinho, seja real ou imaginário.
2. Tendência a assumir riscos sem pensar nas conseqüências. Especialmente quando os resultados são contra ela mesma, como por exemplo: acidentes de carro, sexo de risco ou abuso de substâncias.
3. Tentativas de auto-mutilação ou pensamentos suicidas. Pessoas com transtorno de personalidade borderline geralmente não estão tentando se matar quando se flagelam. Ao contrário, elas estão expressando sentimentos de raiva com relação a si mesmas ou tentando se sentir ‘normais’.
4. Elas têm um autoconceito instável. Pessoas com transtorno de personalidade borderline muitas vezes se sentem como pessoas diferentes, dependendo com quem estão. Elas costumam se descrever como perdidas e vazias.
5. Pensamentos paranoicos. Elas acreditam em coisas que não são verdadeiras e se sentem perseguidas pelos outros.
6. Sentem uma raiva intensa – sobre assuntos relativamente triviais – e respondem fisicamente.
7. Pessoas com transtorno de personalidade borderline são como uma espécie de montanha-russa emocional. Um intenso sentimento de ansiedade poderia dar lugar a depressão intensa logo em seguida. Estes ataques podem durar algumas horas ou mesmo alguns dias.
Profissionais de saúde mental geralmente se baseiam na maioria destes sintomas para diagnosticar alguém com transtorno de personalidade borderline (existem alguns sistemas ligeiramente diferentes e diagnósticos relacionados).
O tratamento psicológico para o transtorno de personalidade borderline geralmente envolve o treinamento na regulação das emoções.
Às vezes, é recomendado o uso de antidepressivos durante o tratamento para amenizar os sintomas e manter em suas funções normais. Isso porque elas geralmente são deprimidas ou sofrem de outros problemas mentais como o transtorno de estresse pós-traumático.
A maioria das pessoas pode se recuperar de um transtorno de personalidade borderline se adotar o tratamento correto.