Como Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial

O filme mostra uma lição de vida

O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e está correndo o risco de isso acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rudez e falta de sensibilidade. 


Quando o pai é chamado na escola para conversar com a diretora, o mesmo decide levar o filho a um internato. O menino fica com menos vontade de aprender e de ser uma criança, ele acaba ficando deprimido, sente a falta da mãe, do irmão mais velho e da vida. A filosofia do internato é "Disciplinar Cavalos Selvagens". De repente aparece um professor substituto de artes, este não era um professor tradicional, não seguia rigorosamente as normas da escola, tem uma metodologia própria. 

Quando o professor conhece Ishaan, percebe que o menino sofre de dislexia e decide ajudá-lo. Este não era um problema desconhecido pelo educador que decide tirar o garoto do abismo no qual se encontrava . Ele ensinou Ishaan a ler e escrever, a partir desse momento o menino vai superando a opressão da família e suas próprias limitações, passa a ver a dentro da escola, um novo significado. O filme mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos. É necessário que o educador tenha sua própria metodologia de ensino, de forma a estimular a compreensão dos alunos, tornando a sala de aula, um lugar agradável e estimulante. 

Na escola onde Ishaan estudava, os professores só corrigiam os erros gramaticais dele e não percebiam que ele era uma criança especial, que precisava ser compreendida, e junto com seu professor pudesse ampliar seus conhecimentos, desenvolvendo a habilidade de leitura e escrita. No filme "Como Estrelas Na Terra o professor substituto usa uma metodologia de ensino inovadora, onde existe a motivação, usa o conhecimento de mundo dos alunos, buscando aprofundar e ampliá-los. O educador consegue mobilizar a escola a respeito da diversidade que existe na sala de aula, mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprendizagem a partir da compreensão e do incentivo do educador. 

O filme mostra uma lição de vida. Um garoto que foi tratado com respeito por um professor, que soube valorizar e entender as diferenças, usa como forma de expressão a arte, incentivando-o e mostrando-o que seu problema pode ser superado e que sua deficiência não o tornava diferente dos outros. A dislexia é uma doença que está longe de ser solucionada, e o que salvou o garoto não foi a descoberta da doença, mas sim, os novos métodos utilizados pelo educador, fazendo com que o menino aprendesse a lidar com sua diferença. Este filme retrata a realidade na qual vivemos, os alunos com diversas deficiências são colocados em escolas normais e infelizmente as escolas regulares e os professores não estão preparados para essa mudança. 

Torna-se necessário que os futuros educadores saibam lidar com esses problemas no contexto escolar, para poder encontrar meios e soluções para trabalhar com essa e as demais deficiências.

O Primeiro da Classe

O Primeiro da Classe

Com emocionante atuação de Jimmy Wolk, o filme fala de um assunto seriíssimo, porém ainda negligenciado e desconhecido pela sociedade: a Síndrome de Tourette. A síndrome de Tourette ou síndrome de la Tourette, também referida como SGTou ST, é uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorrem repetidamente da mesma forma. Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade e não existem duas pessoas no mundo que apresentem os mesmos sintomas. A maioria das pessoas afetadas é do sexo masculino. O filme mostra o preconceito que Brad Cohen (Jimmy Wolk) sofreu por toda a vida por fazer esses “barulhos estranhos”. As pessoas não entendiam, achavam que era uma brincadeira de mau gosto e o desprezavam e o castigavam por isso (inclusive o próprio pai o maltratava). Mas ele não se deixou abater e mostrou que era superior a qualquer tipo de preconceito, e então resolveu dar aulas para crianças, coisa que ele amava e sempre sonhou fazer. E se tornou o professor mais amado entre seus alunos.


É um exemplo de superação! Em recompensa a tanto esforço, encontra uma moça que enxerga através de sua síndrome e vê apenas suas qualidades, mostrando que o preconceito não leva a nada e o amor, quando é  verdadeiro, supera tudo. O filme é baseado em uma história verídica, e é cheio de surpresas, muito emocionante!

Isso nos serve de lição para aprendermos a superar nossos problemas (por maiores que sejam) e dar a volta por cima. E é bem instrutivo. Recomendo muito esse filme!

Discurso

Faz quase 2.500 anos que a humanidade sabe que o discurso é uma arma poderosa. Foi Aristóteles quem primeiro estudou as técnicas do discurso de persuasão, que move multidões e altera o rumo de nações. Seu pupilo Alexandre (que mais tarde seria conhecido como “o Grande”) provou a tese de Aristóteles ao usar os artifícios do discurso para construir um dos mais grandiosos impérios da história.

O povo das Ilhas Salomão

"O povo das Ilhas Salomão, tem de certa forma, pelas árvores, o que os indianos têm pelas vacas. Um espécime de santidade. Com a diferença que eles não idolatram as árvores como os indianos fazem com as vacas na Índia. Acontece que o sustento das cidades e mesmo da capital Honiara, vem principalmente da plantação de palmito. O mais intrigante é que para abrirem espaço no meio da floresta, para a plantação de novos palmitais, é necessário que se derrubem velhas árvores, no entanto, árvores sadias. Cortá-las, seria uma maldade, a menos que elas morressem sozinhas, portanto, arrancá-las, seria necessário para que se evitem acidentes. O que os nativos das Ilhas Salomão fazem, é se reunirem durante trinta e três dias seguidos, pela manhã, no meio dia e pelo entardecer, em torno da árvore que se objetiva retirá-la, e três vezes ao dia, reunidos, gritam. Sim! Gritam! Gritam xingamentos, desmerecimentos, agressões verbais. Seguidos os trinta e três dias, a árvore seca e morre. Morre “sozinha” e então é só arrancá-la. Segundo os nativos, os gritos de desmerecimento matam o espírito da árvore, o que eles chamam de Leshy - animal da mitologia Eslava, que protege animais e moradores das floresta

Dicionario Enfermagem

Abstinência- ação de privar-se de certas vontades (ingerir álcool, de fumar, 
de usar drogas,de comer carne, de ter relações sexuais, etc.)
Abulia- ausência de iniciativa ou vontade de tomar decisões, com reações
lentas, sem espontaneidade, podendo fazer parte de um quadro depressivo.
Acalasia (Aperistalse esofágica, Disinergia esofágica, Cardioespasmo) - 
é uma anomalia provocada no músculo liso esofágico, consequente a
contração excessiva do esfíncter do esôfago inferior, que não se relaxa
adequadamente.
Acampsia- rigidez ou ancilose de um membro, que não pode ser flexionado.
Acantoma- tumor benigno da pele, como os epiteliomas.
Acantose- doença da pele que se caracteriza pelo aspecto rugoso da epiderme com
 papilomas esparsos e pigmentação escura.
Ácaro- aracnídeo parasita do homem, de pequeno tamanho, pertencente à ordem acarina. 
Tem vida livre ou parasitária e está disseminado em todos ambientes.
Acefalia - anomalia embriológica onde não há desenvolvimento da cabeça.
Acéfalo - aquele que não apresenta cabeça; situações onde falta de coordenação.
Acetábulo- cavidade arredondada situada na superfície dos ossos da bacia, onde se
 encaixa a cabeça do fêmur; também recebe esta denominação o aparelho suctório da 
porção ventral de alguns vermes trematódeos.
Acetilcisteína- produto farmacológico utilizado para fluidificação de secreção mucosa, 
principalmente de brônquios e também no tratamento do envenenamento por acetamino 
fenol.
Acetilcoenzima A -produto resultante da junção de Coenzima A e ácido acético.
Acetilcolina - neurotransmissor que atua na sinapse colinérgica química, encontrado
 no cérebro e no sistema nervoso periférico.
Acetilcolinesterase- enzima que bloqueia a ação da acetilcolina, que é encontrada em
 glóbulos vermelhos, tecidos musculares e nervosos.
Acetilsalicílico, Ácido- substância popularmente conhecida pelo nome de aspirina.
Acetonemia- presença de concentração elevada de acetona na circulação, geralmente em
 acidose diabética.
Acetonitrila- produto químico tóxico, contendo cianeto, utilizado em cosmética de unhas, 
com capacidade de envenenamento semelhante aos demais cianetos, também observável 
como subproduto do cigarro.
Acetonúria- presença anormal de corpos cetônicos na urina, o que é verificado em Diabetes 
descompensado e em estados de desnutrição extrema.
Acianótico - aquele que não apresenta cianose.
Aciclovir - medicamente antiviral, eficaz contra o herpes simples e citomegalovírus.
Acidente vascular cerebral- lesão do cérebro que surge como intercorrência de outra doença,
 por exemplo, hipertensão arterial, rotura de aneurisma cerebral, aterosclerose de carótidas e ramos ou embolia de trombo localizado em coração ou Aorta.
Acidente ofídico - lesões provocadas por picadura de cobra venenosa, podendo fazer graves lesões de pele e lesões renais.
Acidente peçonhento - termo que indica o estado mórbido ou o agravo clínico determinado pela inoculação de peçonha num organismo por um animal.
Ácido Fólico -é um tipo de vitamina B, participa da formação de determinadas proteínas e na manutenção do metabolismo dos glóbulos vermelhos.
Ácido Graxo - composto como o ácido palmítico que possui um ácido carboxílico ligado a uma longa cadeia de hidrocarboneto. Usado como uma importante fonte de energia durante o metabolismo, e o ponto de partida para a síntese de fosfolipídeos.
Ácido Nucleico - denominação do RNA ou DNA; consiste de uma cadeia de nucleotídeos unidos por ligações fosfodiéster.
Acinesia - diminuição ou desaparecimento dos movimentos espontâneos e automáticos, e lentidão dos movimentos voluntários, independentemente de qualquer lesão da via motora principal. Representa um dos elementos fundamentais da doença ou mal de Parkinson e alcança o máximo no mutismo acinético. Diz-se também, da perda de contratilidade de segmento cardíaco após infarto do miocárdio.
Acloridria- ausência de ácido clorídrico no suco gástrico de que normalmente faz parte integrante. Comum nos idosos e em jovens pode ser sinal de doença estomacal ou de anemia perniciosa.
Acne - conjunto de erupções cutâneas de etiologia diversa e ainda mal definida e que têm como ponto de partida uma alteração das glândulas sebáceas, que em regra evoluem para foliculites supuradas.
Acne Rosácea - modalidade de acne que atinge apenas maçãs do rosto, nariz e barba, acometendo adultos, dando um aspecto grosseiro à pele local, avermelhado e com superfície irregular, com telangiectasias e deformidade nasal, que se apresenta avermelhado e bulboso (rinofima).
Acolia - redução acentuada da secreção biliar.
Acomodação visual - mecanismo fisiológico que permite ao órgão visual adaptação suficiente para uma visão nítida a diversas distâncias. Essa função é realizada pelo cristalino, que atua como uma lente e pelos músculos ciliares.
Acondroplasia - a acondroplasia constitui a forma mais comum de nanismo, sendo que 80% a 90% das crianças com acondroplasia nascem de famílias com pais e irmãos normais, traduzindo a condição de que a doença geralmente é um produto de mutação de um gene dominante. Nestas famílias, a chance de ocorrência de um novo caso de Acondroplasia é a mesma do resto da população.
Acrocefalia - defeito de formação da caixa craniana.
Acrocianose - cianose, ou coloração violácea da pele, restrita às extremidades, em consequência de deficiência circulatória localizada.
Acrofobia - temor mórbido pelas grandes alturas, muitas vezes fazendo parte da síndrome do pânico.
Acromegalia - afecção caracterizada por gigantismo, com aumento anormal da dimensão dos pés, mãos, lábios, narinas, maçãs do rosto, arcadas superciliares, língua e mandíbula inferior.
Acromia - falta de coloração normal da pele e, em geral, ausência de cor em qualquer parte ou elemento, falta de pigmentação "albinismo".
Acromio - apófise da extremidade externa da espinha da omoplata, que, no homem, se articula com a clavícula.
ACTH - abreviação da expressão inglesa para “hormônio adrenocorticotrópico”.
Actina - proteína abundante que forma os filamentos de actina em sodas as células eucarióticas musculares.
Actinomicose - micose que ocorre mais frequentemente em área rural, geralmente localizada ao nível da boca, do lado da mandíbula inferior. Pode, entretanto, atacar outros órgãos, sobretudo os pulmões.
Acupressão- utilização de pressão localizada sobre uma região anatômica, na forma de massagem ou simples compressão, como um método de tratamento de dor, náusea ou para bloqueio de um sangramento.
Addson, Doença De - moléstia causada geralmente por tuberculose das glândulas suprarrenais.
Adenite - inflamação de gânglios linfáticos.
Adenocarcinoma - tumor maligno desenvolvido à custa de tecido glandular.
Adenoidectomia- retirada de adenoide.
Adenoma - tumor benigno formado por elementos glandulares que proliferam abundantemente,conservando sua estrutura normal.
Adenopatia - hipertrofia dos gânglios linfáticos.
Aderência - soldadura anormal de órgãos próximos, geralmente resultantes de inflamação.
Adinamia - redução da força muscular. Depressão física e moral com debilitação muscular. Frequentemente acompanha as doenças crônicas como câncer, infecções crônicas e colagenoses.
Adiposidade - ver obesidade.
Adiposo- gorduroso. Referente ao tecido adiposo.
Adipsia- ausência de sede.
Adjuvante - substância que, em uma fórmula, é associada ao medicamento principal para auxiliar ou potencializar seu efeito.
Adolescência - período de vida entre a infância e a idade adulta. Os limites, convencionais, da adolescência são: de 12 a 21 anos para o sexo feminino e de 13 a 22 anos para o sexo masculino.
Adução - movimento que leva um membro ou uma parte do mesmo a aproximar-se do eixo imaginário médio do corpo. É o contrário de abdução.
Adutor - músculo estriado ou nervo cuja função básica é a adução.
Aedes - gênero de mosquitos (pernilongos) cosmopolitas, cuja espécie mais importante é a Aedes aegypti (pernilongo rajado), transmissora da febre amarela e dengue.
Aeração - renovação do ar em espaço fechado.
Aeróbico - descreve um processo bioquímico que necessita ou que ocorre na presença de oxigênio gasoso.
Aerofobia - medo do ar e das correntes de ar. Acompanha frequentemente a histeria e outras doenças nervosas.
Aerossol - suspensão de partículas sólidas ou líquidas num meio gasoso.
Aerossolterapia - método de administração de medicamentos, que consiste na dispersão de finas partículas num fluxo de gás, geralmente ar comprimido, visando a atingir pontos inacessíveis do aparelho respiratório.
Afagia- manifestação clínica de impossibilidade de deglutir.
Afasia - perda definitiva ou transitória da função da linguagem articulada devido a deficiência neurológica, com os órgãos vocais em funcionamento normal.
Afebril - sem febre, apirético.
Afecção - presença de doença em ser humano. Manifestação patológica clinicamente tipificada, abrangendo órgãos ou sistemas.
Afluxo - vinda para determinado lugar.
Afogamento - asfixia por submersão prolongada em água ou outro líquido.
Afonia - desaparecimento total ou parcial da voz.
Afrodisia - desenvolvimento exagerado dos apetites sexuais, por uso de medicamentos ou, alimentos aos quais se atribuem tal ação.
Afta - pequena ulceração superficial arredondada, na mucosa da boca, língua, lábios, garganta.
Aftose - afecção benigna, mas por vezes dolorosa caracterizada pelo aparecimento de grande número de aftas nas zonas bucal ou genital.
Agamaglobulinemia - ausência ou diminuição acentuada de gamaglobulinas no sangue.
Ageusia - perda da função sensorial do gosto, ou incapacidade de reconhecer os sabores.
Agitofasia - deficiência neurológica que se expressa como excessiva rapidez da fala, com omissão inconsciente de sílabas ou palavras.
Aglossia - ausência congênita da língua, provocando a incapacidade para falar.
Agnosia - o paciente vê, ouve, toca as coisas, porém é incapaz de emitir juízo sobre a forma, o som e a consistência do objeto tocado. A agnosia pode ser tátil, auditiva, visual e, finalmente, total quando afeta todas as esferas da sensibilidade.
Agonia - estado que precede a morte, quando a vida se extingue gradualmente, sendo caracterizada por vários sinais, como o desaparecimento da fala, a diminuição da atividade sensorial, evoluindo para a inconsciência total.
Agrafia- perda patológica da capacidade de escrever, embora as condições psíquicas e motoras do indivíduo estejam preservadas.
Agranulócito - tipos de células sanguíneas, configuradas como leucócitos, como os linfócitos e monócitos.
Agranulocitose - afecção aguda, muito grave, que consiste no desaparecimento maciço dos glóbulos brancos polinucleares.
Alastrim - doença eruptiva infectocontagiosa, semelhante à varíola e à varicela, mas de caráter benigno.
Albinismo - é uma enfermidade metabólica rara, que se deve a defeitos da síntese e distribuição da melanina.
Albumina - proteína simples, solúvel em água, que coagula pelo calor. Existe na clara de ovo (ovo-albumina), no sangue (sero- albumina), no leite (lacto-albumina), etc, constituindo-se em elemento de grande importância no equilíbrio orgânico.
Albuminúria - presença de albumina na urina.
Albuminuria Ortostática - aparecimento ocasional de albumina na urina em pessoas jovens e de constituição astênica quando permanecem de pé.
Alcalose - é um desequilíbrio metabólico que se caracteriza pelo aumento do pH do sangue (diminuição de ácidos ou alcalose).
Álcool Absoluto - álcool ordinário isento de água, contendo quantidade não inferior a 99%, em peso, de álcool etílico.
Álcool Etílico - líquido incolor, solúvel na água, obtido por diversos processos industriais a partir do etileno e do acetileno e, sobretudo pela fermentação de soluções de açúcares (glicose, frutose, sacarose, amido, celulose) submetidas à ação de leveduras e mais exatamente de suas enzimas ou fermentos.
Alcoolismo Agudo - intoxicação aguda provocada por ingestão de dose maciça de álcool etílico ou de bebidas alcoólicas.
Alcoolismo Crônico -doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada.
Aldesleucina - também denominada de interleucina-2, é uma droga utilizada como fator estimulante de produção de plaquetas, principalmente durante quimioterapias agressivas.
Aldosterona - hormônio produzido na córtex da glândula suprarrenal, com função de manter o equilíbrio entre absorção e excreção do sódio e potássio, retendo o primeiro e eliminando o segundo.
Aldosteronismo Primário (Síndrome de Conn) - caracteriza-se por apresentar níveis crescentemente aumentados de Aldosterona na circulação, causando retenção de sal, aumento do volume de sangue circulante, baixos níveis de potássio no sangue (hipocalemia).
Alérgeno - substância capaz de provocar aparecimento de alergia. Os alérgenos são antígenos ou haptenos. Há várias espécies de alérgenos: de contato (produtos de beleza, colorantes, etc.); inalantes (pólen, fungo, vapor, lã, pó, farinha, etc.); infectados (venenos de abelha, de cobra, antibióticos, soros, etc.); internos (micróbios, vírus, etc.).
Alérgenos alimentares -os mais comumente relacionados com colite alérgica em crianças são o leite, ovo, trigo, amendoim, nozes, soja e peixe.
Alexia - perda patológica da capacidade de ler, apesar de a visão e a inteligência estarem intactas.
Alfafetoproteína - proteína produzida normalmente em fetos em desenvolvimento, que não é encontrada em adultos saudáveis, com exceção em mulheres grávidas; a sua presença em adultos pode significar presença de tumores malignos (tumores de fígado ou de células germinativas).
Algia - dor em geral.
Algidez - esfriamento das extremidades.
Algido-frio.
Alopatia - método de tratamento no qual se empregam medicamentos industrializados destinados a combater sintomas e causas de diferentes doenças.
Alopécia - queda parcial ou total de cabelos e pelos do corpo.
Alucinação - percepção de sensações imaginárias, objetos que na realidade não existem.
Alvéolo Pulmonar - pequenos espaços onde se abrem os bronquíolos e onde se processam os fenômenos de hematose (oxigenação do sangue), através do ar inspirado.
Alzheimer, Doença de - estado de demência senil ou pré-senil, caracterizado por atrofia difusa da córtex cerebral.
Amamentação - constitui a única forma possível de alimentar crianças nos primeiros meses de vida.
Amaurose - trata-se da perda total da percepção visual, devida a lesões oculares ou extraoculares (neurológica ou psíquica).
Ambidestro - habilidade de usar as duas mãos.
Ambliopia - diminuição acentuada da acuidade visual, impossível de corrigir com óculos de grau.
Amebíase - doença causada por um protozoário intestinal (Entamoeba histolytica).
Amenorréia-ausência de menstruação.
Ametropia - termo que designa todos os distúrbios da refração ocular: miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Amicacina - antibiótico de largo espectro, utilizado em infecções graves.
Amidelectomia- retirada de amígdala.
Amígdala - pequena massa de tecido linfoide, em forma de amêndoa. Há várias espécies de amígdalas que, agrupadas em círculo, ligadas entre si por faixas de tecido linfoide, formam o anel linfático de Waldeyer que rodeia a parte posterior da boca e do nariz, na entrada da faringe.
Amigdalite Aguda - processo infeccioso agudo das amígdalas, frequentemente, provocado geralmente por estreptococos.
Amilase - fermento orgânico ou enzima catalisadora da hidrólise do amido, encontrada na cevada germinada e produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares. Eleva-se nas pancreatites agudas.
Amiloidose - doença caracterizada por deposição de substância amiloide nos tecidos.
Aminoácido - composto orgânico que contém um ou mais aminogrupos e um ou mais grupos ácidos carboxílicos.
Aminoglicosídeos - antibióticos de largo espectro, que tem como efeito tóxico comum, a possibilidade de lesão renal e de nervo auditivo, como a estreptomicina, neomicina e garamicina.
Amnésia - incapacidade total ou parcial para recordar acontecimentos passados, geralmente de início súbito, desencadeada por trauma físico ou psíquico.
Amniótico - líquido que se contém dentro do saco formado pelo âmnio e que banha quase que inteiramente o feto.
Amputação - retirada cirúrgica ou acidental de órgão ou segmento de membro; operação para eliminação de membro ou segmento de corpo necrosado.
Anabolismo - sistema de reações biosintética na célula, pelo qual moléculas maiores são produzidas a partir de moléculas menores.
Anabolizante - produto farmacêutico com estrutura molecular semelhante aos hormônios masculinos, com capacidade de sintetizar as proteínas.
Anacusia - presença de manifestação de surdez total.
Anafilático, Choque - reação alérgica aguda. O choque pode surgir em alguns minutos ou segundos após o contato do alérgico com o antígeno responsável. Os casos mais frequentes de choque anafilático são as repetições de injeção de antibióticos (benzetacil), de soros terapêuticos (antidiftérico, antitetânico), de venenos de insetos ou, mais raramente, de extratos de alergenos.
Anafilaxia - trata-se de uma reação alérgica a proteínas estranhas introduzida no organismo humano, extremamente grave, caracterizada pela presença de coceira difusa, urticária, vermelhidão difuso (eritema), inchaço (edema), vômitos, diarréia, dificuldade respiratória, choque, diminuição do nível de consciência, podendo chegar ao coma e até ao óbito se não for tratado a tempo.
Analéptico - medicamentos destinados principalmente a corrigir a insuficiência funcional respiratória, estimulando a respiração, por ação direta sobre o cérebro: elevam a pressão sanguínea, por atuação sobre os centros vaso-motores.
Analgesia - ausência de dor.
Analgésico - substância química ou física de cuja ação sobre o organismo humano resulta a abolição total (analgesia) ou parcial (hipoalgesia) da sensibilidade dolorosa, de modo temporário, com conservação, mais ou menos perfeita, das outras formas de sensibilidade.
Anamnese - conjunto dos antecedentes do paciente que colaboram no esclarecimento diagnóstico da doença e seu tratamento.
Anaplasia - presença de células tumorais pouco diferenciadas, de alta malignidade, que se multiplicam rapidamente.
Anasarca - inchaço ou edema generalizado produzido por serosidade infiltrada no espaço entre as células, principalmente nas partes subcutâneas.
Anastomose - comunicação cirúrgica de dois vasos arteriais, venosos ou linfáticos, união de dois nervos, ou segmentos de vísceras ocas.
Anastomose êntero-gástrica- união entre o estômago e o intestino delgado.
Anatoxina - toxina atenuada, que perdeu sua toxidade, conservando, porém a capacidade de provocar anticorpos (imunidade).
Ancilose - imobilidade de uma articulação.
Ancilostomíase - doença parasitária causada por um verme redondo, o ancilóstomo duodenale, parasita do duodeno e do intestino delgado do homem.
Andrógeno - hormônio masculino que produz e regula os caracteres sexuais secundários do homem.
Andropausa - estado resultante do declínio da função testicular.
Anemia - estado de deficiência, seja do número das células vermelhas do sangue, que se encontra em circulação, seja da quantidade de hemoglobina contida dentro dos glóbulos vermelhos.
Anemia Aplástica - caracterizada pela impossibilidade de regeneração dos elementos sanguíneos, tanto glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Causas: intoxicação da medula óssea por ação de venenos (sais de ouro, arsênico, benzol, agrotóxicos, etc.), efeitos prolongados de raios X, etc.
Anemia Ferropriva - caracterizada por diminuição considerável da taxa de hemoglobina. Esta anemia é causada por carência de ferro, por alimentação deficiente (regime alimentar lácteo), porque suas reservas se esgotam rapidamente (hemorragias, gestações frequentes), ou devido à má absorção de ferro ao nível do duodeno (espru).
Anemia Hemolítica - destruição maciça ou muito rápida de glóbulos vermelhos. Esta destruição ou hemólise pode ter origem em excessiva fragilidade dos glóbulos vermelhos, anomalia hereditária (anemia de drepanócitos, talassemia). Entre os fatores externos, químicos ou biológicos, capazes de provocar anemia hemolítica, citam-se algumas intoxicações (anilina, chumbo, arsênico, benzol, veneno de cobre, etc.); certos parasitas e agentes infecciosos (plasmódios da malária, estreptococos hemolíticos, bacilo perfringente, etc.); as incompatibilidades sanguíneas (eritroblastose fetal, acidentes da transfusão de sangue).
Anemia Perniciosa - caracterizada por diminuição intensa do número de glóbulos vermelhos na taxa normal de hemoglobina. A anemia perniciosa surge somente em reduzido número de indivíduos, cujo organismo é incapaz de extrair dos alimentos a quantidade ínfima de vitamina B12 necessária para que a medula óssea possa fabricar glóbulos vermelhos.
Anemia Sideroblástica - é uma forma rara de anemia, decorrente de anomalia provocada por incapacidade da medula óssea em produzir adequadamente células da linha eritrocitária, apesar da disponibilidade normal ou aumentada de ferro; a produção de hemoglobina é deficiente, observando-se na circulação a presença de sideroblastos, que são eritrócitos com grande saturação de ferro.
Aneurisma - dilatação anormal de uma artéria como resultado de doença da parede do vaso. A localização mais frequente dos aneurismas é na aorta e em certas artérias cerebrais.
Aneurismectomia - retirada de aneurisma.
Anexectomia - retirada dos anexos do útero.
Anexite - é o quadro de abdome inferior que mais simula abdome agudo cirúrgico. O processo inflamatório dos anexos da mulher, com ou sem a presença de pelviperitonite, pode simular a presença de apendicite aguda e de peritonite, com predominância de sintomas no hipogástrio.
Anfetaminas - drogas estimulantes do sistema nervoso central, utilizadas como anorexígeno em tratamento de obesidade; passível de provocar vício, produz euforia, insônia e palpitação.
Angioedema (edema angioneurótico) - consiste em presença de edema de pele, mucosas ou vísceras, acompanhadas de urticárias, decorrente de sensibilidade a alimentos, picadas de insetos, fungos, frio, exercício, compressão local ou outras substâncias, em reação mediada pela imunoglobulina E ou complemento, de forma hereditária ou não.
Angiografia - método de estudo radiológico do sistema vascular, no qual se utiliza a injeção na corrente sanguínea de solutos opacos aos raios X através de cateter introduzido até o vaso selecionado.
Angioma - tumor benigno formado por vasos sanguíneos (hemangiomas) ou mais raramente por vasos linfáticos (linfangiomas).
Angioplastia - correção dos vasos sanguíneos.
Angiosarcoma - tumoração maligna formada por células vasculares.
Anisocoria- apresentação da pupila em diâmetros desiguais, onde uma pupila apresenta-se maior que outra.
Anoretal- região referente ao ânus e reto.
Anorexia nervosa - transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento.
Anosmia - diminuição ou perda completa do sentido do olfato.
Anóxia- falta de oxigênio.
Anquitose - diminuição ou supressão dos movimentos de uma articulação.
Ansiolítico - medicamento utilizado em casos de ansiedade e irritabilidade.
Antebraço - parte do braço, que fica entre o cotovelo e o pulso. É constituído por dois ossos paralelos entre si, o rádio por fora e o cúbito por dentro.
Anterior - a parte da frente.
Anteversão Uterina - posição anormal do útero, determinada por um movimento deste órgão em torno de seu eixo transversal, de maneira que o corpo fica dirigido para diante e o colo para trás, perdendo suas relações naturais com a vagina.
Antiácido - medicamentos que atuam sobre os ácidos estomacais, neutralizando-lhes a ação.
Anticoagulante -medicamento com capacidade de alterar a coagulação do sangue, como os cumarínicos e heparina. Não deve ser usado concomitantemente com aspirina ou anti-inflamatórios não hormonais, sob risco de provocar interação medicamentosa, com sangramento como complicação.
Anticoncepção - conjunto de métodos que permite ao casal abster-se de filhos por opção voluntária, mas que, devido à sua reversibilidade, permite-lhes reaver as condições normais de fecundidade em momento oportuno.
Anticonvulsivantes (barbitúricos, carbamazepinas, difenilhidantoínas, etc) - drogas utilizadas no tratamento das manifestações da epilepsia, prevenindo as crises convulsivas.
Anticorpo - substância cuja presença no organismo é consequente à inoculação prévia de um antígeno, seja alimentar, químico ou biológico, como um vírus ou bactéria. Os anticorpos são formados a partir das globulinas.
Anticorpos monoclonais - anticorpos produzidos em laboratório, usados no tratamento imunológico do câncer, que apresentam a capacidade de atingir células tumorais, lesando as células malignas especificamente.
Antídoto - substância, ou remédio, que neutraliza o efeito de algum veneno, ou tóxico, introduzindo no organismo. Os antídotos podem atuar de várias maneiras: realizando neutralização química; produzindo a insolubilização dos venenos; ou absorvendo-os de maneira que sejam depois eliminados.
Antieméticos - drogas utilizadas na prevenção da ocorrência do vômito.
Antiespasmódico - remédio, ou substância, que combate os espasmos, provocados por vísceras ocas, como intestinos, ureteres, etc. Os principais são: a atropina, a beladona, o sulfato de magnésio, a papaverina, etc.
Antifúngico - medicamento utilizado para o tratamento de micoses, para uso tópico, via oral ou injetável. Ex. cetoconazol.
Antígeno - substância que, ao ser introduzido no organismo, por via parenteral faz com que esse organismo reaja, desenvolvendo, no próprio sangue, propriedades antagônicas à substância introduzida; nessa reação, surgem os anticorpos.
Anti-hipertensivos - substâncias que atuam no sentido de diminuírem a pressão arterial. Além dos diuréticos o arsenal de medicamentos anti-hipertensivos contém substâncias denominadas beta-bloqueadoras (propranolol, atenolol, etc), vasodilatadoras (minoxidil) e bloqueadoras de cálcio (nifedipina), inibidores da enzima de conversão da angiotensina ou inibidores da ECA (captopril, ramipril, lisinopril) e os antagonistas dos receptores da Angiotensina II ou ARA II (losartan, valsartan, telmisartan).
Anti-histamínico - medicamentos que contrariam o efeito da histamina, substância que, como outras, se liberta nas reações patológicas alérgicas. Os anti-histamínicos são usados no tratamento de: asma, a febre do feno, a urticária, etc.
Anti-inflamatórios- produtos químicos hormonais (corticosteroides) ou não hormonais, como butazona, diclofenaco, piroxicam, rofecoxib, etc., que exercem efeitos de redução do processo inflamatório, geralmente com efeito analgésico associado.
Anti-inflamatórios Não Hormonais - os anti-inflamatórios não hormonais são as principais substâncias utilizadas no combate a doenças reumáticas. O anti-inflamatório não hormonal mais conhecido é a aspirina.
Antineoplásico - droga utilizada no tratamento quimioterápico de tumores malignos.
Anti-Parkinsonianos - as drogas anti-parkinsonianas só são utilizadas em situações mais avançadas da doença. A Selegilina foi recentemente desenvolvida e provoca o aumento da dopamina no cérebro havendo uma tendência atual de se iniciar o tratamento com ela.
Antipirético -medicamento com propriedade de provocar o abaixamento da temperatura anormalmente elevada, como acontece na febre.
Antissepsia- conjunto de meios empregados para impedir a proliferação microbiana.
Antivirais - drogas utilizadas no tratamento de viroses.
Anti-Virais - os anti-viróticos ou anti-virais são substâncias utilizadas no combate às viroses. Têm a capacidade de penetrar nas células a onde o vírus está habitando e inibir a sua ação.
  
Antracose -caracteriza-se pela presença, nos pulmões e nos gânglios brônquicos, de deposição de matéria negra, constituída por partículas de carvão, levando à insuficiência respiratória crônica. Constitui doença que se observa nos carvoeiros, fogueiros e operários que vivem em atmosfera impregnada de pó de carvão.
Antraz - infecção causada pela bactéria Bacillus anthracis. Antraz normalmente aparece em animais como gado bovino, camelos, ovelhas, antílopes e cabras e outros animais herbívoros, mas também pode aparecer em pessoas expostas a animais infectados ou aos seus produtos.
Anúria - ausência de urina na bexiga causada pela suspensão da filtração renal (nefrite aguda, bloqueio renal em intoxicações, picada de cobra, infecções, estado de choque, queimaduras externas, etc.), ou pela obstrução das vias urinárias entre os rins e a bexiga (cálculo dos rins ou da uretra, compressão dos ureteres por tumor da próstata ou fibroma, etc.).
Ânus - orifício de saída retal.
Aortite - inflamação da aorta. Pode ser aguda ou crônica.
Apatia - diminuição da capacidade de reação aliada à indiferença frente aos estímulos psíquicos externos e à inércia física.
Apático - indiferença (ausência de sentimento ou emoção).
Apendicectomia - retirada total do apêndice vermiforme.
Apendicite - inflamação do apêndice vermiforme, em qualquer idade, com causas ainda desconhecidas.
Apeplexia - perda súbita dos sentidos, com elevação da temperatura, mas sem hemiplegia.
Apnéia- parada dos movimentos respiratórios / ausência de movimentos respiratórios.
Apneia do sono - a apnéia traduz a presença de parada respiratória espontânea, que quando doença se manifestade forma recorrente durante o sono. Manifesta-se com despertar súbito noturno, sonolência diurna, roncos intensos à noite geralmente em pessoas obesas.
Apófise - parte saliente natural de um osso, que serve para a articulação ou para a inserção muscular ou tendínea.
Aponeurose (aponeurose; fáscia) -membrana esbranquiçada, luzidia, fibrosa e resistente, que envolve os músculos, opondo-se aos deslocamentos laterais destes, formando uma estrutura de contenção; tendão em forma de faixa ou fita, onde se inserem alguns músculos largos e de pequena espessura.
Apoplexia - conjunto de sinais e sintomas provocados pela destruição violenta de uma parte variável do cérebro, devido à trombose arterial cerebral (formação de coágulo numa artéria); ou à embolia cerebral (obliteração de uma artéria por coágulo sanguíneo, partícula de gordura, vegetação de endocardite); ou à hemorragia cerebral.
Apoptose - morte celular.
Aposia - ausência de sede.
Apraxia - incapacidade, quase sempre devida à lesão cerebral, de executar os movimentos necessários para determinada finalidade, embora os respectivos músculos estejam intactos e se possam mover isoladamente.
Aptialismo - deficiência ou ausência de saliva.
Aquiles, Tendão de - tendão grosso, na parte posterior e inferior da perna e que se insere no calcâneo. Ocasionalmente, em grandes estiramentos, pode romper, necessitando cirurgia.
Aranha Vascular - formação que corresponde a um pequeno angioma formado por arteríola com ramificações centrífugas, dando conformação de uma pequena aranha, de cor avermelhada, que desaparece com a compressão, aparecendo com mais frequência em mulheres e pessoas de pele branca. Aparece por efeito estrogênico natural, uso de anticoncepcionais, doenças do fígado, gravidez.
Aréola - porção das mamas, que contorna o bico dos seios apresentando uma pigmentação mais escura.
Arritmia Cardíaca - irregularidade ou mudança na frequência dos batimentos cardíacos. Pode ser causada por qualquer distúrbio cardíaco, varia de importância e intensidade, desde a sinusal, comum nas crianças, até a fibrilação ventricular, que determina morte súbita.
Arteriografia - exame radiológico para visualização da artéria.
Arteriorrafia - sutura ou síntese de uma artéria.
Arterite Granulomatosa - processo inflamatório crônico, provavelmente auto-imune, afetando pessoas com mais de 50 anos, que na verdade é uma panarterite, afetando vasos de médio e grande calibre, acumulando matéria granulosa e células gigantes na camada média arterial.
Arterite Temporal (arterite de células gigantes, enfermidade de Horton, arterite craniana, arterite granulomatosa) - processo inflamatório crônico, provavelmente autoimune, afetando pessoas com mais de 50 anos.
Artralgia - dor articular.
Artrite - inflamação aguda ou crônica de uma articulação, acompanhada, às vezes, de deformação ou de anquiloses passageiras ou definitivas.
Artrite psoriásica - doença articular semelhante à artrite reumatoide, que se apresenta na vigência de quadro de Psoríase, sem alterações laboratoriais compatíveis com Artrite Reumatoide. Acomete várias articulações com predomínio das articulações das falanges distais, de forma assimétrica, com manifestações concomitantes de tendinite de repetição.
Artrite Reumatoide -colagenosa com causa autoimune, acometendo múltiplas articulações, principalmente de extremidades, com característica progressivamente deformante e ancilosante, principalmente em mãos. O diagnóstico é definido por aspectos clínicos e laboratoriais (fator antinuclear, teste do Látex, reação de Waaler-Rose);
Artrite Reumatoide Juvenil - trata-se de uma forma de artrite reumatóide que acomete a membrana sinovial de pacientes na infância, rara, de provável origem auto-imune, manifestando-se com sinais inflamatórios em articulações (dor, inchaço, vermelhidão, aumento do calor local e deformidades tardias). Pode causar importante limitação física em decorrência das deformidades, dificultando até o crescimento. Pode apresentar manifestações gerais como febre, emagrecimento, aumento do fígado e baço, anorexia. Frequentemente apresenta concomitantemente, episódios de Iridociclite.
Artrodese- fixação cirúrgica de articulação para fundir as superfícies articulares.
Artroplastia - operação que consiste em refazer as superfícies articulares numa articulação ancilosada, para que os movimentos normais se restabeleçam.
Artrose-conjunto de afecções crônicas degenerativas, não inflamatórias das articulações. Acabam por formar saliências anormais de natureza óssea (osteófitos) ou cartilaginosas (condrófitos) ao nível das extremidades articulares. Estas excrescências deformam a articulação, dificultam seu funcionamento, mas sem bloqueá-las completamente. Nunca têm relação, porém, com o estado geral do indivíduo. Manifesta-se por meio de estalidos, dores e deformações ao nível das articulações, sobretudo do joelho, quadril, coluna vertebral e dedos. As causas não são mais conhecidas que as da artrite crônica. O tratamento normalmente é realizado com analgésicos e anti-inflamatórios não hormonais; em situações excepcionais, em artrose de joelho ou coxofemoral poderá ser realizado implante de prótese.
Ascite - derrame de líquido no peritônio. A ascite aparece em várias doenças, sendo mais frequente nas hepáticas, cardíacas e renais.
Asfixia - dificuldade ou interrupção da respiração celular ou pulmonar e consequente diminuição de oxigênio com acúmulo de gás carbônico no sangue, sufocação, dificuldade da passagem do ar.
Asma - doença de causa imuno-alérgica, caracterizada por acessos de falta de ar, de mal-estar intenso, sobretudo na expiração (dispnéia paroxística de predominância expiratória). A asma brônquica, ou simplesmente asma, é de origem alérgica.
Asma Cardíaca - dificuldades respiratórias agudas que acompanham a insuficiência ventricular esquerda, portanto, é um quadro de causa cardíaca. A crise sobrevem geralmente no início da noite, ao deitar depois de um dia de esforços. Os sintomas são muito semelhantes aos da asma brônquica, entretanto, enquanto nesta a respiração é longa e difícil, na cardíaca é rápida e ofegante, com grande intolerância para deitar. O exame clínico facilmente identifica o quadro.
Aspergilose - afecção bronco-pulmonar provocada pelo desenvolvimento de mofo (aspergilus) nos tecidos do pulmão. Os sintomas são semelhantes aos da tuberculose, apresentando dificuldades respiratórias, escarros de sangue (hemoptise), esclerose ou supressão das regiões pulmonares atingidas, etc. Infecção produzida pelo fungo Aspergilus, acontecendo em pele, ouvido, seios paranasais, pulmões, geralmente de pacientes com baixa imunidade, como aidéticos, leucêmicos, etc.
Aspermatismo - dificuldade ou impossibilidade de ejacular, devido a causas orgânicas ou psíquicas.
Aspermia - falta de secreção de esperma. Ocorre nos casos de extrema neurastenia, nas afecções da medula espinhal ou dos testículos.
Aspiração - retirada de coleção líquida ou pastosa que se acumula em determinado local, produzindo deterioração de uma função ou risco de infecção, podendo ser efetuada com aspirador, equipamento específico ou mesmo por agulha, aspirado por seringa.
Assepsia - esterilização de local/materiais.
Astasia - incapacidade de permanecer em pé, por falta de coordenação motora.
Astenia - falta de forças musculares, fraqueza, cansaço, que aparece em várias doenças, principalmente nas crônicas. Pode referir-se apenas ao enfraquecimento das funções de um órgão ou sistema, e então teremos miastenia (astenia muscular), neurastenia (astenia nervosa), etc.
Astigmatismo - redução da acuidade visual, resultante de defeito de curvatura da córnea ou do cristalino.
Astrocitoma - tumor cerebral, constituído por células Gliais (neuroglia) adultas denominadas astrócitos.
Atadura - corresponde a um pedaço de tecido (crepe) que se usa para fixar curativo sobre um ferimento ou para envolver, imobilizar ou sustentar parte do corpo.
Ataxia - trata-se da descoordenação motora, que não permitem ou dificilmente permitem a execução do movimento desejado, não coordena os músculos e a locomoção.
Atelectasia - colabamento de alvéolos pulmonares, consequente a obstrução do brônquio responsável pela aeração deste segmento, produzindo retração do tecido vizinho, reconhecível ao RX.
A Termo - diz-se do bebê que se apresenta entre a 38o a 41 o semana de gestação, apto para o nascimento.
Aterosclerose - afecção que começa a se manifestar geralmente após os quarenta anos, sendo mais frequente no homem que da mulher. Caracteriza-se pelo espessamento das paredes arteriais, com formação de placas de ateromas.
Atetose - perturbação da mobilidade que consiste em movimentos involuntários irregulares, lentos, ondulantes, comparáveis aos movimentos de reptação. Localiza-se principalmente nas extremidades superiores (mãos e dedos) e inferiores (pés e dedos), na face (boca e língua) e no pescoço.
Atrepsia - uma das formas graves de má nutrição, não especificamente ligada à falta de proteínas, podendo ser consequência de diversas afecções com transtornos gastrointestinais e atingindo as crianças desde o lactente até a idade até quatro anos.
Átrio - cavidade de recepção do sangue nos corações, em total de duas, direita e esquerda; sinônimo de aurículas.
Atrofia - diminuição do volume e do peso de um tecido, órgão, ou parte importante do corpo, por carência nutritiva ou desempenho funcional.
Audiograma - traçado gráfico obtido a partir do teste efetuado com audiômetro (audiometria), revelando a curva de acuidade auditiva.
Audiometria - exame que promove a determinação do grau de acuidade auditiva.
Audiômetro - trata-se do instrumento utilizado para determinar o grau de acuidade auditiva.
Aura - conjunto de fenômenos que precedem os ataques de epilepsia e, algumas vezes, os de histeria.
Aurícula - cavidade cardíaca. Existem duas, separadas pela parede inter-auricular: a) aurícula direita, que recebe o sangue das veias cavas; b) aurícula esquerda, que recebe o sangue das veias pulmonares. As duas aurículas derramam o sangue nos ventrículos correspondentes, de que são separadas pelas válvulas átrio-ventriculares (tricúspide à direita, mitral à esquerda).
Auricular - referente a orelha.
Autoclave - máquina usada para esterilizar.
Auto-Hemoterapia - é o tratamento pelo sangue do próprio paciente. O médico extrai de uma veia certa quantidade de sangue, injetando-a, na musculatura da região glútea ou nas proximidades de um foco purulento. O sangue reinjetado exerceria influência estimulante geral e local, que ajuda o organismo na luta contra a afecção em causa. Método não usual.
Auto-imune - diz-se da doença desencadeada à partir de lesões provocadas por anticorpos dirigidos contra estruturas do próprio organismo, como a moléstia reumática, glomerulonefrite, artrite reumatoide e o lúpus eritematoso.
Autópsia - exame de um cadáver para determinar a causa da morte ou para estudar a doença ou doenças que provocaram a morte. O primeiro caso está mais dentro do âmbito da medicina legal, ao passo que o segundo pertence mais a anatomia patológica.
Autovacina - vacina constituída por antígenos obtidos do indivíduo para quem foi preparada.
Avitaminose - doença provocada pela falta total ou parcial de uma ou várias vitaminas no organismo, ou porque são recebidas em quantidade insuficiente ou porque os órgãos são incapazes de utilizá-las.
Axila - região anatômica que tem a forma de uma cavidade piramidal, situada por baixo da junção do braço com a espádua.
Azia - sensação de ardor estomacal, eructação azeda e ácida.
Azospermia - ausência de espermatozóides no esperma. A azospermia aparece nas duas idades extremas da existência: infância e velhice.
Azotemia - presença de produtos azotados no sangue, como ureia e creatinina.
Azotúria - doença que se caracteriza pela eliminação excessiva de uréia pela urina