A
gestão do capital intelectual inclui o capital humano, o capital cliente e o
capital estrutural. Diferencie-os: o o
Capital intelectual é o conjunto de
conhecimentos e informações, ou seja, a soma do capital humano e o capitale estrutural. Pode ser definido como sendo a inteligência, a
habilidade e os conhecimentos humanos. Ou seja
a importância o Capital Intelectual, é uma ótima carteira de clientes,
pelo conhecimento dos empregados, pela marca da em empresa e pela inovação de
seu produto ..
Capital humano é o conjunto de capacidades, conhecimentos,
competências e atributos de personalidade que favorecem a realização de
trabalho de modo a produzir valor econômico. São os atributos adquiridos por um
trabalhador por meio da educação, perícia e experiência.
O capital do cliente é toda estrutura externa de relacionamento com
os clientes e fornecedores disponibilizados pela empresa. Os componentes do
capital do cliente - estratégia competitiva, preço, marca, embalagem,
distribuição, serviços, assistência técnica, comunicação – estão
inter-relacionados para compartilhar conhecimento com o cliente. Ou seja
surge quando os indivíduos são capazes de criar
soluções (produtos ou serviços) que satisfaçam as necessidades ou resolvam os
problemas do cliente.
o
capital estrutura O capital estrutural pode ser definido como um
conjunto de sistemas administrativos, conceitos, modelos, rotinas, marcas,
patentes e sistemas de informática, que permitem à organização funcionar de
maneira efetiva e eficaz. Faz parte do capital estrutural a cultura da organização,
ou, em outras palavras, a maneira como uma determinada organização faz
funcionar o seu negócio. O Capital Estrutural é composto pelos itens que passam
a ser de propriedade da empresa, representados por seus ativos intangíveis
explícitos. Quando o conhecimento tácito de um empregado é capturado e
armazenado passa a fazer parte do Capital Estrutural. Este é formado por
tecnologia, invenções, dados, arquivos, repositórios de conhecimento,
publicações, processos e programas que registram o conhecimento da organização.
Pode-se considerar, também, que é o valor dos sistemas empresariais que
garantem a consistência e possibilitam aprimoramento do Capital Humano e a
ampliação do Capital Relacional da organização.