Bomba!! Verdade sobre Casagrande


Casagrande: Um craque fora do ar
Por Tarso Araújo, especial para a Placar

São Paulo (SP) - A última notícia sobre o comentarista da TV Globo e ex-jogador Walter Casagrande Júnior data do ano passado: um sério acidente de carro em São Paulo. No dia 22 de setembro, Casagrande capotou sua Cherokee em uma rua do bairro da Lapa e chegou a ser internado na UTI do Hospital Albert Einstein. Três dias mais tarde, o comentarista teve alta e saiu do Hospital. Depois disso, silêncio. Casagrande desapareceu dos olhos do grande público.

Placar foi atrás do paradeiro do comentarista e ídolo corintiano. Ouviu família, amigos, colegas de trabalho. Descobriu que Casão, afastado da mídia antes mesmo do acidente, saiu direto do hospital para o tratamento de dependência de drogas em uma clínica na Grande São Paulo. O ex-jogador, que tem 44 anos, só poderá deixar o local quando receber alta dos médicos, e não por vontade própria.

Placar ouviu 16 pessoas próximas ao jogador que confirmaram que Casagrande consumia cocaína e até heroína. Não foi a primeira internação numa clínica para se livrar das drogas. Hoje, o comentarista ainda não está autorizado a receber visitas, nem mesmo dos seus três filhos.

Seu médico particular, Artur Timerman, não entra em detalhes, mas confirma que a tendência é de um tratamento longo. "Eu não consigo fazer previsões, mas deve demorar, infelizmente".

A edição de abril da Placar, que chega às bancas a partir dessa quinta-feira, traz os relatos de colegas de trabalho e de baladas e conta os problemas que o comentarista vinha enfrentando nos últimos anos nas transmissões da Globo.
Leia abaixo a entrevista na íntegra

No dia do acidente ele [Casagrande] já chegou desacordado ao hospital?
O que eu sei sobre o dia do acidente foi por terceiros. Quando cheguei já tinham colocado respiradores e o levado direto para a UTI.

Por que Casagrande ficou inconsciente?
Tem alguma coisa a ver com o trauma. A ressonância e a tomografia não mostraram nada. Mas não consegui ir adiante na investigação.

Isso é normal?
É normal, sem dúvida. E esse era o grande receio (que ele entrasse em coma profundo por causa do trauma). Felizmente ele se recuperou logo.

O coma durou um dia?
24 horas.

E teve alta em dois dias?
Sim. Mas por que você esta fazendo isso agora? Só por curiosidade.

Porque recebemos muitas cartas e as pessoas querem saber onde ele está.
Ele é uma pessoa muito querida. As pessoas gostam muito dele, né?

Sim, ele tem um carisma enorme.
Gosto muito dele.

Fora o fato de ele ter sido herói corintiano, é figura importante para nossa revista. Foi capa da Placar 15 vezes.
Mas você é da Placar? Não é da Veja?

Sim, da Placar. E aqui as as pessoas perguntam muito por ele.
Você conseguiu falar com ele esses dias?

Não, não consegui.
Não vai conseguir não.

Por quê?
Porque ele está isolado. Nem eu falo com ele.

Por quê? Ele está isolado em algum tipo de tratamento?
(Silêncio).

Alô?
Isso.

Então ele não se recuperou completamente?
Não. Ainda não.

Foi seqüela do acidente?
Mais que isso eu não falo. Não posso. Não estou autorizado.

Antes do acidente, ele estava de licença da Globo. Você sabe por quê?
(Pausa longa). Eu não estou autorizado a falar isso. Eu sei porque, mas não estou autorizado a falar isso.

Por causa da família?
Sim, por causa da família.

Você tem notícias dele?
Através da família. Do Vitor Hugo, do Leonardo e da ex-esposa, Mônica.

Em 2006, você já era médico dele?
Sou médico dele há mais de 10 anos.

Porque ele teve uma seqüência de problemas de saúde nos últimos dois anos, né?
Faço acompanhamento clínico geral. Da Hepatite C ele está curado há 5 anos, não tem seqüela nenhuma.

Em 2006, ele esteve afastado da Globo e quase não foi à Copa, você sabe por que foi?
Sei, mas não estou autorizado a dizer.

Não foi por causa da hepatite.
Não.

Doutor, como se pega hepatite C?
De várias formas. Com uso de agulhas ou seringas contaminadas, por transfusão, hemodiálise. Sempre por via sanguínea.

O Casagrande operou diverticulite, certo?
Sim, e o na Itália operou o joelho creio que 3 vezes.

(...) Papo sobre diverticulite

Em 2006, antes da Copa, ele chegou a ser internado?
(Pausa) Eu não posso te falar isso. Tenta ligar pra Mônica. Se eles autorizarem eu até falo. Mas não posso falar nada que eles não autorizarem.

Obrigado, doutor.
Desculpe não poder te dar mais informações. Espero que você entenda o meu ponto de vista.

Claro, você tem de preservar a ética na sua relação com o paciente.
Sem dúvida.

É que talvez você não tivesse a orientação da família.
É, mas tenho... Eu tenho tido contato com os filhos dele, a Mônica. Sou médico, e sou amigo deles também. Vi o Casagrande estrear no Corintians. Era uma quinta chuvosa no Pacaembu, contra o Gama ou algum time de Brasília. Ele tinha vindo Caldense um mês antes, acho que o Geraldão machucou e precisavam de um centroavante. Colocaram ele e o time ganhou por 5 x 0, ele fez quatro gols.

É, ele entrou naquele ano arrebentando...
Aquele ano foi mágico. Ele era um grande atleta.

E a gente pode dar uma boa noticia para quem não viu essa partida mas também gosta do Casa: tem alguma previsão de quando ele sai desse isolamento?
Acho que demora, viu, Tarso? Eu não consigo fazer previsão não. Acho que demora. Infelizmente.


Entrevista com médico Artur Timerman
http://placar.abril.com.br/meiocampo/noticias/032008/032008_502998.shtml