Delineando um Projeto de Pesquisa

Apresentação dos elementos
Respeitando os mínimos critérios de redação e apresentação, as chances de que seu projeto seja mais facilmente compreendido e aceito tornam-se bem maiores. Para conhecê-los, clique nos itens abaixo (FERRAREZI JUNIOR, 2013):
O texto deve ser escrito de maneira clara e objetiva. Não use palavras difíceis. Use parágrafos não muito extensos.
Use papel A4, com margens 3-3/2-2 (superior e esquerda com 3 cm de borda; inferior e direita com 2 cm de borda), fonte simples e facilmente legível (Times News Roman ou Arial), tamanho 12, e uma formatação interna que facilite, ao máximo, a leitura (espaçamento de 1,5 cm entre as linhas). Digitação na cor preta. Na folha de rosto, o tipo de projeto de pesquisa e o nome da entidade a que é submetido devem ser alinhados do meio da mancha gráfica para a margem direita.
O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere, sem ponto. Os títulos das seções primárias devem começar em página ímpar (anverso), na parte superior da mancha gráfica e ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.
Não devem ser utilizados indicativos numéricos para errata, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, sumário, referências, glossário, apêndice(s), anexo(s) e índice(s) - devem ser centralizados.
As folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas, mas não numeradas. Todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, considerando somente o anverso. A numeração deve figurar, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas ou páginas devem ser numeradas de maneira contínua, e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.
As siglas, quando mencionadas pela primeira vez no texto, devem ser indicadas entre parênteses, precedidas do nome completo. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem e outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (IBGE, 1993).
Evite tentar "impressionar" o avaliador com excesso de elementos visuais ou enfeites, ou ainda palavras difíceis e rebuscadas. Os dois grandes trunfos de um projeto são uma boa ideia e um texto claro, conciso e objetivo. Deve ser escrito de forma a propiciar fácil compreensão, com frases mais curtas e palavras simples, enxuto, sem nada além do necessário, sem informações soltas e sem motivo para estar ali. Um bom projeto não precisa ser grande ou extenso. Objetividade significa ir direto ao ponto, sem rodeios, sem tentativas de fazer parecer que o sujeito que escreveu tem mais conhecimento do que realmente tem.