10 possíveis motivos pelos quais você, e eu, não somos ricos

Ok, por não ganharmos dinheiro suficiente é a resposta mais óbvia que pode haver, mas não é só isso. Acredite ou não, para a imensa maioria das pessoas ganhar tubos de dinheiro é o segundo passo, isso só acontece depois que elas aprendem à lidar com dinheiro no dia-a-dia.

Aqui vão as 10 possíveis razões pelas quais você não é um milionário.

1. Você liga para o que os seus vizinhos pensam: Se você está competindo com eles para ver quem vive melhor, você não está gastando seu dinheiro suado em brinquedos para impressioná-los em vez de construir sua riqueza.

2. Você não é paciente: Até a era dos cartões de crédito, era muito difícil se gastar mais do que se tinha. Este não é o caso hoje em dia. Se você está em débito com seu cartão de crédito, é porque você não tinha dinheiro para comprar algo à vista. Você está bancando, com os juros que paga, a riqueza de outra pessoa.

3. Você tem maus hábitos: Seja fumar, beber, apostar ou qualquer outro mau hábito. Este hábito está consumindo dinheiro com o qual você poderia estar construindo sua riqueza. Muitas pessoas não têm consciência de que o custo dos maus hábitos se estende muito além do custo imediato. São hábitos que terminam por afetar sua capacidade de produzir, e quase sempre trazem custos ocultos.

4. Você não tem metas: É difícil construir riqueza se você não sabe o que exatamente o que você quer atingir. Se você não criar objetivos financeiros a serem alcançados, você não vai se ater a eles. Você precisa fazer mais que dizer “eu quero ser um milionário”. Você precisa parar e traçar um plano de poupança e metas de investimento pelo menos uma vez por ano, e planejar como você os vai alcançar.


5. Você não se preparou: Más coisas acontecem às melhores pessoas de tempo em tempo, e se você não se preparou para estas coisas através de seguros, qualquer riqueza que você tenha acumulado pode esvair-se em um instante.6. Você tenta ganhar dinheiro rápido: Para a imensa maioria das pessoas a riqueza não vem de uma hora para outra. Você pode acreditar que você pode ser o próximo ganhador na loteria, mas as chances de você ser atingido por um raio são, na realidade, muito maiores. Este desejo de ficar rico rapidamente termina se refletindo na maneira como você investe, com resultados similares, ou seja, você não sai do lugar.

7. Você se confia em outros para controlar seu dinheiro: Você acredita que outras pessoas têm mais conhecimento a respeito de dinheiro, e termina confiando exclusivamente nelas para julgar onde você deve investir. Infelizmente, a maioria das pessoas quer ganhar dinheiro para si, e este é o objetivo primordial deles quando eles lhe dizem onde investir o seu dinheiro. Ouça o que as pessoas têm à dizer, escute suas idéias, mas tome você suas próprias decisões de investimento.

8. Você investe em coisas que não entende: Você ouviu que Fulano de Tal está ganhando tubos de dinheiro fazendo algo, e você embarca no trem. Se o tal fulano fez dinheiro, ele fez porque ele sabia como o fazer o investimento dele funcionar. Jogar seu dinheiro em algo só porque outra pessoa ganhou dinheiro com aquilo sem saber como funciona aquele investimento, você só irá se afastar da riqueza.

9. Você é um medroso financeiro: Você tem tanto medo de assumir riscos que mantém todo seu dinheiro em uma conta de poupança, mas o que termina acontecendo realmente é que na pratica o dinheiro rende praticamente apenas o que a inflação via comer. Se você não tem coragem de mover seu dinheiro para um local que envolva maiores riscos e rentabilidade, o medo de perder dinheiro te impede de ganhar.

10. Você ignora suas finanças: Você assume a posição de achar que caso você ganhe o suficiente, sua finanças vão tomar conta delas mesmas. Se você está em débito, isso se resolverá por si no futuro. Infelizmente, é necessário planejamento para ficar rico. As coisas não vão acontecer por mágica para a imensa maioria das pessoas.

Na realidade é provável que não tenha sido nenhum destes hábitos individualmente estejam te segurando longe da riqueza, mas sim a combinação de alguns deles. Preste bastante atenção à lista, e faça uma séria reflexão. Se você quer se tornar um milionário, isso é possível, mas você precisa primeiro combater tudo aquilo que te afasta deste objetivo.