GRUPOS INFORMAIS

Esse tipo de grupo se consiste numa rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida formalmente, ou seja, surge da interação entre as pessoas, desenvolvendo-se espontaneamente quando as pessoas se reúnem entre si.
A informalidade é geralmente, mais instável, pois está sujeita aos sentimentos pessoais, pois se trata de uma natureza mais subjetiva, ela não possui uma direção certa e obrigatória.
Hoje, em qualquer tipo de empresa, existem grupos informais. É errado pensar na hipótese de que grupos informais apenas se formam dentro de grandes grupos religiosos, ou até mesmo dentro de uma sala de aula, muitos grupos informais existem dentro de grandes empresas, e apresentam diferentes níveis de atuação.
Os lideres dos grupos informais surgem por várias causas, como por exemplo:
- Idade;
- Competência;
- Localização no Trabalho;
- Conhecimento;
- Personalidade;
- Comunicação;
- Dentre varias outras situações.
Vale lembrar que a estrutura informal é um bom lugar para lideres formais se desenvolverem, porem nem sempre um grande líder informal será um grande líder formal, pois eles podem falhar com o medo da responsabilidade formal.
Algumas vezes, a estrutura informal se torna uma força negativa dentro da empresa, porém se a administração conseguir conciliar ou integrar os grupos informais com os formais, haverá uma harmonização nas tarefas, o que ai sim, se torna uma condição favorável de rendimento e produção.
Sendo assim a estrutura informal possui algumas vantagens como por exemplo:
- Rapidez no processo;
- Redução de comunicação entre chefe e empregado;
- Motiva e integra os grupos de trabalho.


Contudo, possui suas desvantagens:
- Desconhecimento de chefia;
- Dificuldade de controle;
- Atrito entre pessoas.
Com tudo isso, podemos notar que, se um executivo astuto sabe muito bem conciliar esse tipo de informalidade na sua estrutura organizacional poderá ter bons resultados.
GRUPOS FORMAIS
Essa é a estrutura que a grande maioria das empresas adotam, é a estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada, em alguns aspectos, em organogramas.
Nessa fase, a definição de suas atribuições se torna mais criteriosa, ou seja, aqui a estrutura formal pode alcançar proporções imensas.
No desenvolvimento da estrutura formal devem-se considerar os seus componentes, seus condicionantes e seus vários níveis de influência. Pois será, a partir de uma estrutura bem Implementada que uma empresa irá alcançar seus objetivos estabelecidos.
Os principais fatores para a criação de uma estrutura formal empresarial são:
- Focar os objetivos estabelecidos pela empresa;
- Realizar atividades que podem chegar nesses objetivos;
- Distribuir as funções administrativas para cada funcionário desempenhar;
- Levar em consideração habilidades e limitações tecnológicas;
- Tamanho da Empresa.
Os componentes chaves para o bom funcionamento dessa formalidade são:
- Sistema de Responsabilidade que é constituído pela departamentalização, especialização.
- Sistema de Autoridade que nada mais é que a distribuição de poder;
- Sistema de Comunicação que é a interação entre todas as unidades da empresa
- Sistema de Decisão que é o ato de poder entender, e poder definir e decidir uma ação


solicitada.
Uma estrutura organizacional se resume, simplesmente, em um organograma, que é um desenho gráfico onde mostra cada integrante de uma empresa se delegando a uma área especifica. Podemos identificar num organograma simples de uma pequena empresa, por exemplo, composta por: Presidência; Diretoria Administrativa; Diretoria Financeira e seus respectivos subordinados.