Andragogia

Andragogia
                                Talvez você já tenha vivido essa experiência na escola: quando o professor explica o conteúdo no quadro negro você absorve alguma coisa, mas ao experimentá-lo consegue entender muito melhor. Isso porque a vivência estimula e transforma o conteúdo, impulsionando a assimilação. É o que se chama de ‘aprender fazendo’. Esse conceito faz parte da andragogia, ciência que estuda a forma como o adulto aprende.
                           Um dos seus princípios fundamentais é a conexão da teoria com a prática, resumindo, o uso de exemplos. Aplicando o conceito pedagógico de andragogia na comunicação podemos dizer que ela contribui para pensarmos sempre em enriquecer a fala com exemplos, metáforas, histórias ou situações reais. Professores e palestrantes costumam utilizar muitos exemplos, o que proporciona às pessoas entender com clareza o assunto. 
                                 É muito importante que seu interlocutor compreenda o que você quer dizer, e isso é de sua responsabilidade. Quando utilizamos este princípio básico da andragogia agregamos valor ao conteúdo que vamos comunicar e nos aproximamos do interlocutor, fazendo-o compreender o tema. Afinal, ser eficaz no processo de comunicação implica utilizar técnicas que facilitem a compreensão, como a andragogia. É o que colocamos em prática neste curso de Comunicação Efetiva, com o objetivo de facilitar seu entendimento. Lembre-se sempre de usar exemplos, metáforas, casos, dados reais que estejam associados ao assunto. Isso desperta o interesse do público e relaciona a teoria à prática