São Paulo, domingo, 08 de junho de 2008
Jornal mais antigo surgiu no ano de 1605

DA REDAÇÃO

O primeiro jornal da história -no sentido de "noticiário impresso de circulação pública e seriada"- foi o "Relation", surgido em 1605, em Estrasburgo, então cidade germânica.
Utilizando outros critérios, o jornal pode remontar aos periódicos manuscritos chineses do século 8º ou às "Acta Diurna", a partir de 59 a.C., em que o imperador romano Júlio César tornou públicos atos governamentais, por meio de placas.
A técnica de impressão com tipos móveis, criada por Johannes Gutenberg em meados do século 15, estimulou a circulação de panfletos noticiosos por toda a Europa. Na Veneza do século 16, essas folhas avulsas podiam ser compradas por uma gazeta -e o nome da moeda inspirou publicações em todo o mundo.
Até 2007, quando se tornou on-line, o jornal mais antigo do mundo em circulação era sueco: o oficial "Post-och Inrikes Tidningar", que publica registros e notificações desde 1645.

A chegada ao Brasil
No século 17, o jornal consolidou-se como fonte de análises e relatos do estrangeiro; via de regra, jornais regionais vieram depois dos jornais de vocação internacional. Antes dos primeiros jornais britânicos, as notícias em língua inglesa eram impressas em Amsterdã; do mesmo modo, e quase dois séculos depois, o "Correio Braziliense" foi lançado em 1º/6/1808 em Londres -e criado por um português, Hipólito da Costa.
Na mesma época instalava-se no país a corte de d. João 6º, que editaria, a partir de 10/9/1808, a "Gazeta do Rio de Janeiro" -que duraria até a Independência. Nessa época, já havia, como contrapartida da iniciativa privada, o "Diário do Rio de Janeiro", de 1821.


Significados:

jornal (1)
[Do lat. diurnale, ‘diário’, i. e., salário por um dia de trabalho.]
Substantivo masculino.

1.
Paga de cada dia de trabalho; salário, jorna.

jornal (2)
[Do it. giornale.]
Substantivo masculino.
Jorn.

1.Periódico (4), ger. de folhas soltas encasadas, no qual se publicam notícias, entrevistas, comentários, anúncios, informações úteis para o público, etc.; gazeta.

2.P. ext. Qualquer noticiário, acompanhado ou não de comentários, dado a público através de rádio, televisão, cinema, ou de quadro mural, etc. [Cf., nesta acepç., cinejornal, radiojornal e telejornal.]

3.Jornal on-line.

Jornal da tela. 1. Jorn. Cinejornal.

Jornal de empresa. 1. Jorn. House organ (q. v.).

Jornal mural. 1. Jorn. Informativo composto de folhas afixadas em quadro-mural (q. v.), com matérias noticiosas.

Jornal on-line. 1. Jorn. Jornal (1) editado em mídia digital. [Tb. se diz apenas jornal.]